A auriculoterapia é uma técnica terapêutica, baseada na medicina tradicional chinesa, que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular. Também designada de auriculopuntura ou terapia auricular, é praticada há milênios pelos chineses, e também por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios.
O tratamento consiste na estimulação de pontos da orelha, promovendo assim, uma estabilidade interna do organismo.
|
Quando sucedem desequilíbrios em nosso organismo, estes se manifestam no ponto ou área da orelha correspondente ao órgão ou função comprometida, através de mudanças morfológicas, na coloração da pele, dor à pressão, baixa resistência elétrica, etc.
Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, sementes ou microagulhas que permanecem durante alguns dias com o paciente (reforçando o efeito do tratamento), o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento.
O diagnóstico é uma indicação, em qualquer tipo de medicina, para tratamento de qualquer parte do corpo através dos sintomas que o paciente apresenta. A medicina chinesa, procura ver o indivíduo como um todo. Procura-se, chegar à origem de um determinado sintoma e tratá-la para que o paciente fique livre não apenas do sintoma mas, o mais importante à causa. Este tipo de técnica pode auxiliar no tratamento de diversas patologias, entre elas a obesidade, o tabagismo, dores musculares em geral, enxaqueca, depressão, ansiedade, coluna, síndrome do pânico, entre outras.
Assim como outras terapias alternativas, que buscam fugir de tratamentos químicos e medicamentosos, a auriculoterapia só vem a somar, na busca por uma melhora na nossa qualidade de vida. |